Gerações depois, o leite e os laticínios, preparados sem a participação de um Yehudi observante, ficaram sujeitos à proibições decretadas por nossos sábios, conhecidas hoje pelos termos Cholov akum para o leite e Guevinas akum para o queijo.
Face a nova presença na nossa comunidade de produtos lácteos não Cholov Yisroel com o aval de certos rabinatos, esclarecemos:
1. A grande maioria das comunidades Chareidim ao redor do mundo aceitaram o psak do Chsam Sofer e das autoridades contemporâneas que Cholov akum (ou Cholov stam) permanece haláchicamente proibido, mesmo nos dias de hoje, não apenas a título de "hidur". Sendo assim, aqueles que aderiram à esta conduta não podem mudá-la.
2. Também os rabinatos que autorizam o uso de "Cholov stam" (apoiando-se em opiniões lenientes de certos rabinos referentes ao assunto) recomendam fortemente o consumo de Cholov Yisroel exclusivamente sempre que possível.
3. Estes rabinatos também exigem que o leite e laticínios ( Cholov stam) sejam submetidos a uma rígida supervisão para garantir que não se tornaram proibidos através do uso de componentes e/ou aditivos proibidos ou por serem produzidos em equipamentos não Kosher.