Detalhes do Artigo


CHODOSH



Definição
             Literalmente chodosh quer dizer novo. A Torah (Vayikra 23:14) nos proíbe de comer os cereais novos e produtos feitos a base deles, enquanto não passar o primeiro dia de Chol Hamoed Pessach (em Eretz Israel, 16 de Nissan e na diáspora 17 de Nissan). Recai sobre as cinco espécies de cereais: trigo, cevada, aveia, centeio, e espelta e seus derivados.


             O termo Chodosh “novo” se refere ao cereal novo que enraizou depois do primeiro dia de chol hamoed do Pessach passado. Para enraizar até esta data, é necessário semeá-lo pelo menos 3 (três) dias antes das datas citadas acima. (segundo alguns poskim, 14 (quatorze) dias). Quando semeado depois, só podemos ingeri-lo após o primeiro dia de Chol Hamoed Pessach do ano seguinte. O cereal que enraizou antes dessa data é chamado de Yoshon (antigo) não se aplicando a proibição de chodosh.


             Na opinião da maioria dos poskim, está em vigor também em nossos dias (Bizman hazê) e também na diáspora (chuts l´arets). Na opinião minoritária de alguns poskim, chodosh é permitido em países distantes de Eretz Israel. Outra opinião minoritária mantém que proibição de chodosh não se aplica em cereais cultivados em terras de propriedade de não judeus.


             Há séculos foi adotada na diáspora uma postura leniente, permitindo o uso indiscriminado dos cereais e seus derivados, baseado nas opiniões dos minoritários dos poskim citados, principalmente devido ao fato de não ser possível, por motivos técnicos, estabelecer o status dos cereais disponíveis aos consumidores, se eles são ou não chodosh e pela falta de disponibilidade de cereais yoshon (shaas hadechak).


             Entretanto, na opinião unânime dos últimos poskim, cada judeu yere-shomaim (temente a D-us) deve se esforçar a respeitar essa proibição dentro de suas possibilidades.